sexta-feira, 22 de julho de 2016

30 de Julho, sabadão do bom!

O VI Encontro de Palhaços é uma loucura e deixará Assis de cabeça para baixo e os pés para cima!

Se o Encontro fincou sua marca no calendário cultural da nossa região, está virando cada vez mais um ponto de encontro de artistas e produtores culturais do Brasil , além dos amigos latinoamericanos. A CIRCUS, juntamente com apoiadores locais como a FEMA, UNESP, Galpão Cultural, FAC, secretarias municipais, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e Governo Estadual, promovem dias intensos de atividades.

E...o sábado 30/JUL também será incrível! 

Com atrações no CEU – Park Colinas, onde às 16hs, o grupo Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente apresentará  “A Farsa do Advogado Pathelin”, texto da Idade Média, que apresenta gargalhadas de outros tempos, explorando a acidez e a depravação dos bufões medievais.

No Galpão Cultural às 20hs, por sua vez, teremos mais uma atração internacional com o palhaço argentino Tomate, e seu espetáculo “Tomate, puro Tomate”, espetáculo para todas as idades em que apreciamos e nos divertimos com as muitas possibilidades cômicas no uso de bexigas e balões.

Na sequência, no próprio Galpão Cultural o picadeiro do VI Encontro de Palhaços fica livre para qualquer palhaço e para todo e qualquer artista que queira apresentar um pouco de seu trabalho no Espaço dos Renegados. Momento em que tudo é possível e nada é negado, todos os artistas são convidados para ocupar o centro do picadeiro, sob a luz da ribalta e diante de uma plateia disposta a quase tudo.

Para alongar nossa noite e aproveitar cada momento deste fim de semana teremos a partir das 23hs apresentação musical de “Samba Rural”, com o grupo de Capoeira Angola “Angoleiros do Sertão”, que trará um pouco mais da cultura popular para este grande circo armado em Assis. Para os valentes, em algum momento da madrugada haverá forró até o corpo pedir arrego com o grupo local “É Proibido Cochilar...”.

A CIRCUS deseja uma ótima festa a todos!

SINOPSES

A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN

Um espetáculo de teatro de rua que propõe uma saborosa fusão entre circo e teatro. Um trabalho instigante, atual e curioso que utiliza o jogo do palhaço, acrobacia, malabarismo, pernas de pau e música ao vivo para contar a história do advogado Pathelin, engenhoso trapaceiro que, diante das penúrias causadas por sua ruína financeira, sobrevive de pequenos golpes em troca de alguns parcos benefícios. 

Com muito humor, improvisos, trocadilhos com o público, num tom muitas vezes escatológico e impudico, o espetáculo A Farsa do Advogado Pathelin revela o ser humano em sua ganância e habilidade para tirar vantagens. O personagem que dá título a esta farsa escrita em 1470, ainda hoje é citado por parlamentares que aludem seu nome em discursos moralizantes contra os maus hábitos na política. A Originalidade desta montagem fica a cargo da inserção de conflitos paralelos à história da farsa. Com muito humor, os atores/palhaços expõem diferentes pontos de vista sobre a encenação. O resultado é uma festa cômica que envolve o público em duas histórias: a farsa propriamente dita e as muitas discussões e desentendimentos que se traduzem em pegadinhas, diabruras e molequice. A Farsa do Advogado Pathelin mexe com os poderes morais e políticos, levando à cena seres alucinados pela pobreza e pelos humores do baixo ventre, entorpecidos pela oportunidade de trapacear a todos e a si próprios.

Ficha Técnica
Dramaturgia coletiva sobre texto de autor anônimo.
Estréia: Março de 2009.
Elenco: Fernando Ávila, Gabriel Mungo, Robson Toma e Tiago Munhoz.
Direção: Roberto Rosa.
Trilha e Música original: Robson Toma.
Figurinos e cenografia: Criação coletiva.
Técnica: Luis Valente.
Linguagem: Teatro de Rua.
Duração: 65 minutos.
Indicação etária: Livre e indicada para acima de 12 anos


TOMATE, PURO TOMATE



 Mais de 20 anos de risos e aplausos passando por 26 países ao redor do mundo é apenas uma parte da história conturbada deste campeão de sopro. Desde 92 infla golpes e dá vida a uma série de personagens loucos de comédias, com balões: navegação num balão gigante, um dragão chinês com 20 metros de comprimento de bexigas, um polvo dantesco num concerto de Manu Chao, uma aranha gigante de 4.000 balões e muito mais...
Com vários prêmios internacionais e performances em países tão diferentes e distantes como Argentina, Bélgica, Chile, Espanha, França, China, Alemanha, Arábia, México, Colômbia, Venezuela e agora aporta em Assis-SP, Brasil.
Tomate é um palhaço, um bufão, às vezes um ser cruel, outras vezes um ingênuo!
Mas que, com extrema sagacidade, faz a plateia rir e pensar.
Criação de: Victor Tomate Avalos

ESPAÇO DOS RENEGADOS
(picadeiro livre)

Às 21hs o Galpão Cultural estará com o picadeiro livre para todo e qualquer artista que pretenda compartilhar seus processos de pesquisas, números em construção ou qualquer insanidade que queira tornar pública.

Para orientar essa noite de apresentações e  fazer a costura entre um número e outro, contamos com o Palhaço Jeca; artista de humor refinado que agrega a comicidade do palhaço com a graça do        caipira interiorano.

Conheça um pouco Reinaldo Facchini, o palhaço Jeca:

Ator / Palhaço / Produtor, iniciou sua carreira de ator em Pirassununga - SP em 1993. Fundou o grupo “Teia de Teatro” que atua desde então em performances explorando o contato direto com o público. Integrou o grupo “Trupe Circulante” desenvolvendo Teatro de Rua e a Arte Circense, explorando suas habilidades com Pirofagia (cuspir fogo), Swing (fitas, fogo) e Perna – de - Pau. Em 1995 integra o ”Núcleo de Teatro da USP” – Pirassununga onde durante quatro anos participou de diversas montagens de espetáculos cômicos. Desta experiência nasce o desejo de aprofundar seus conhecimentos sobre a comicidade, resultando no encontro com o palhaço. Em 2000 na oficina ”A Nobre Arte do Palhaço” ministrada por Márcio Libar, nasce o palhaço “Jeca“. Integrou o grupo “Valdevinos de Oliveira – Pequeno Teatro Cômico”, um espaço de construção e pesquisa em torno da linguagem do riso, da comicidade, depois em carreira solo, sua pesquisa se direciona aos universos do “Caipira” e o “Palhaço”, dando origem ao “Projeto Clowmpira”, que resultou em módulos (Pesquisa / Espetáculos / Intervenção / Oficinas / Exposição / Almanaque/ Cordel / site) o qual recebeu em 2013 o Prêmio Culturas Populares pelo Ministério da cultura

Convidamos a todos para assistirem, apresentarem e estarem conosco neste Picadeiro em que nada será relegado ao esquecimento.


PONTO DE ENCONTRO DO ENCONTRO


 Ao fim dos Renegados; no tardar da noite teremos muita música e festejos populares, com o “Samba Rural” dos Angoleiros do Sertão que esquentarão a festa e com o grupo “É Proibido Cochilar...” que deverá lacrar a noite com muito forró... até a hora que os festeiros aguentarem.

Para não esquecer e chamar todo mundo!


No CEU Park Colinas:
às 16h: A FARSA DO ADVGADO PATHELIN

 No Galpão Cultural
Às 20h: TOMATE, PURO TOMATE

Às 21h:ESPAÇO DOS RENEGADOS

E depois...
PONTO DE ENCONTRO DO ENCONTRO




Nenhum comentário:

Postar um comentário