sábado, 30 de maio de 2015

VEM AÍ O V ENCONTRO DE PALHAÇOS

Respeitável Público!!!

No ano de 2014 a CIRCUS foi premiada pelo Programa de Ação Cultural - ProAC da Secretaria de Estado da Cultura no Edital de Festival de Artes e, neste ano de 2015, realizará o V Encontro de Palhaços.

O Encontro de Palhaços visa fomentar a arte da palhaçaria e intensificar um circuito cultural através do encontro entre diversas categorias circenses, artistas locais e pesquisadores, criando espaços de reflexão, trocas de experiências e conhecimentos, e de apreciação de apresentações artísticas.

Em 2008, primeira edição do Encontro de Palhaços, a cidade de Assis se transformou numa cidade de palhaços, pois reuniu diversos artistas do interior paulista, palhaços de pequenos circos tradicionais, pesquisadores de artes circenses e jovens envolvidos em atividades com circo. Na ocasião o evento foi possível em função do prêmio que a CIRCUS recebeu através de sua participação na Rede Circo no Mundo Brasil.

O II Encontro de Palhaços ocorreu entre os dias 9 e 12 de setembro de 2009 e contou em sua programação com a presença de famílias circenses - Circo di Salles, Circo Astley, Circo Teatro Tubinho, Circo Amarrillo - palhaços de grande expressão: Fedegoso, Xupetin e Pepito - e artistas locais. A programação ainda contou com a realização de conferências com a Verônica Tamaoki e Mário Fernando Bolognesi, além da mesa “Riso e Sociedade” com os pesquisadores Tiago Cassoli, Wender Urias Cruz e Manoela Maria Valério. Além disso, exibiu o Vídeo Documentário “Encontro de Palhaços 2008” de Alex Portugheis (cineasta argentino).

Em 2010 o III Encontro de Palhaços ocorreu de 9 a 12 de setembro, mas devido à grande solicitação de palhaços de várias linhagens da palhaçaria, e da preocupação com a qualidade e diversidade do evento, a CIRCUS optou por transformar o evento em festival. Assim, com as inscrições abertas para grupos e artistas participarem do Encontro, tivemos quase 40 grupos inscritos de diversas regiões do país da Argentina e do Uruguai. Além disso, o III Encontro de Palhaços também contou com convidados, como os palhaços Chacovachi (Argentina), e Biriba (Brasil), além da pesquisadora Ermínia Silva. Além disso, no espaço Lona Armada ocorreu o espaço dos renegados, onde diversos artistas não contemplados no festival puderam se apresentar e demonstrar a qualidade do festival.

O formato e o sucesso de sua terceira edição foi seguido e obtido pelo IV Encontro de Palhaços, que potencializou a vinda de 35 grupos de diversos estados do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai para a cidade de Assis/SP durante os dias 16 a 22 de junho de 2011. Além do apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural obtido no II, III e IV Encontro de Palhaços, também apoiaram a realização desta edição, a Fundação Assisense de Cultura e a Unesp, Campus de Assis.

Assim, como sonho antigo da instituição de fomentar a arte da palhaçaria a CIRCUS sempre investe seus esforços para realizar atividades ligadas a esta linguagem artística, o que, após ser contemplada pelo Edital de Festivais do ProAC 2014 pretende retomar a realização do Encontro de Palhaços e fazer da cidade de Assis um grande circo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário