quinta-feira, 14 de julho de 2016

27 de Julho! VI Encontro de Palhaços inicia sua programação com o CINECIRCO

Respeitável Público!
Mais uma vez a CIRCUS monta sua lona para dar início ao VI Encontro de Palhaços. Como primeira atração teremos o Cinecirco um projeto de quase 13 anos na CIRCUS.

Quem não se lembra dos anúncios em alto falante da chegada do circo na cidade?
Quem não se lembrar dos anúncios dos filmes e a corrida para fila do cinema de rua?

Para relembrar essas duas artes populares, o Cinecirco irá unir o Cinema e o Circo nesta quarta-feira, e fazer do encontro das pessoas um momento festivo com muita arte e risada. Em cena, o documentário "Minha avó era palhaço" e o Espetáculo “A besta e a fera” com o palhaço Highlander.


Documentário: Minha avó era palhaço
Dirigido por Mariana Gabriel e Ana Minehira o filme narra a desconhecida trajetória do palhaço Xamego, personagem criada pela negra atriz Maria Eliza Alves dos Reis, nas décadas de 1940 a 60, e a sua longa história no Guarany, circo de família tradicional – inaugurado no início do século XX. O palhaço – no masculino mesmo, era um momento em que não era comum neste universo palhaças mulheres - entrava no picadeiro ao som da sanfona de Luiz Gonzaga, de cujo baião herdou o nome de seu personagem.
Apesar de Mariana ser a grande responsável pelo projeto, a família do palhaço Xamego participou da realização e é possível conferir isso no documentário que mescla cenas de entrevistas com os bastidores das filmagens.
O filme, de pouco mais de 50 minutos, traça a história dessa mulher, neta de escravos que durante o dia cuidava dos filhos e à noite dava vida ao Xamego, que encantava o público nas turnês do Circo Guarany pelo Brasil: racismo, machismo e a longa luta de um palhaço pelo papel principal no espetáculo circense são os assuntos discutidos no documentário “Minha avó era palhaço!”.
Após a sessão haverá debate com a diretora e convidados.

Confira o Trailer:

Espetáculo: A Besta e a Fera
É um espetáculo do artista de rua mineiro Highlander que retrata a história de um palhaço decido a apresentar um grandioso espetáculo de circo, onde ele é o malabarista, o musico, o domador de feras, o magico, e até mesmo o palhaço. Tudo isso acontece com muito humor, irreverencia e participação interativa do público. Sendo um espetáculo para toda a família, a lona é o universo e a bilheteria é o chapéu. O Incrível é que todo esse repertório é apresentado por apenas um palhaço. Imperdível!
Confira um pouquinho do espetáculo:


Abertura do VI Encontro de Palhaços com duas grandes exposições
Em parceria com o MAPA - Museu de Arte Primira de Assis e a FAC - Fundação Assisense de Cultura, a CIRCUS apresenta as exposições” Highlanders Palhaços Imortalizados” e “Universo dos Palhaços”. A mostra é composta por 50 pinturas, escolhidas de forma a retratar de forma particular o universo da palhaçaria. Exposta lado a lado, ambas as exposições estão abertas ao público de 27de Julho a 26 de agosto!

Highlanders Palhaços Imortalizados


A exposição retrata de forma criativa as imagens de palhaços de Todos os Tempos que fizeram que fazem parte da formação artística de várias gerações de pesquisadores e praticantes na arte da palhaçaria. Foi especialmente pensado na caricatura como forma de representação, por uma associação e afinidade com o palhaço, destacando particularidades de forma exagerada, mas sem distanciar de sua essência. Fazendo este paralelo entre ambos, pois tanto o palhaço como a caricatura podem ter exageros e provocar risos, preservando, contudo sua identidade original, através de sua autenticidade.

Universo dos Palhaços

A exposição apresenta um pouco do traço e das cores do artista assisense Sebastião Theodoro Paulino da Silva, nacionalmente conhecido como Ranchinho. Autor de uma arte chamada de “primitiva”, “naif”, “bruta”, “popular” e que recebeu tantos outros nomes. O fato é que Ranchinho marcou o cenário artístico de Assis e com seus quadros retratou tudo que marcou sua vida. O circo, os palhaços e os animais são constâncias em sua obra e por isso é o centro desta exposição. Contudo os palhaços representados em diversas telas do acervo do MAPA – Museu de Arte Primitiva de Assis que se encontram presentes nas manifestações tradicionais como a folia de reis e outros festejos populares, as quais teremos o privilégio de conhecer nesta exposição, outros pintores além do Ranchinho, que retratam este palhaço longe do circo, mas que fazem parte de todo o universo dos palhaços e da tradição da cultura popular.

Anote na Agenda:

Cinecirco

Espetáculo “A besta e a fera” com o palhaço Highlander
Documentário Minha avó era palhaço dirigido por Mariana Gabriel e Ana Minehira
Data: 27/07
Horário: 17h30
Local: Parque Buracão

Exposições: Highlanders Palhaços Imortalizados e Universo dos Palhaços
Abertura: 27/07
Data para visita: 27/07 - 26/08
Horário: 20h
Local: MAPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário