sexta-feira, 6 de maio de 2011

OFICINAS de Palhaço!!!

OFICINAS NO 4° ENCONTRO!!!!
Estão abertas, até 06 DE JUNHO, as inscrições para as oficinas de Palhaço com:
Rodrigo da Costa (Londrina/PR) De 16 a 18 de Junho
Ana Piu (Lisboa/Portugal) De 20 a 22 de Junho
Pepe Nunes (Florianópolis/SC) De 19 a 22 de Junho
Para efetivar sua inscrição escreva para palhacircus@yahoo.com.br

Veja em detalhes cada oficina:

A MÁSCARA DO PALHAÇO:
UMA ABORDAGEM TÉCNICA E CRIATIVA
Com Rodrigo Costa


Sinopse: A oficina apresentará a máscara do palhaço abordando sua técnica e seu potencial criativo, o trabalho inclui exercícios que visam despertar a disponibilidade, presença, expressividade, comicidade e a lógica de cada “palhaço participante”. Serão trabalhados princípios técnicos do palhaço como: a utilização do nariz: (foco e triangulação); ação e reação: (limpeza e potência); entradas no “picadeiro”: (apresentação e relação inicial com o público); relação entre duplas: (sintonia e jogo); relação com o público: (abertura, generosidade e aproveitamento dos imprevistos e estímulos de cena), conciliando a técnica e o potencial criativo do palhaço a oficina aponta caminhos para criação de pequenas gags e números cômicos. Voltado para aqueles que busca ter uma experiência técnica e criativa a partir da máscara do palhaço a oficina oferece uma vivência lúdica e atrativa aos participantes.

Objetivo: Trabalhar princípios técnicos da arte do palhaço e estimular os participantes a criação de gags e números cômicos de palhaço.

Público Alvo: Estudantes de teatro, atores, aspirantes a palhaço, palhaços e bailarinos.

Duração: De 16 a 19 de junho/ De16h às 21h

Número de Vagas: 16

Investimento: 50,00

Sobre Rodrigo Costa
Rodrigo Cassiano da Costa (ator e palhaço) se formou na Universidade Estadual de Londrina (UEL) no curso de Artes Cênicas. Iniciou suas pesquisas com a linguagem do palhaço em 2007 dentro da Universidade, investigando o processo criativo do ator/palhaço. No ano de 2009 em seu trabalho de conclusão de curso escreve a monografia “Seu Bonanza Um Percurso Pessoal na Construção do Cômico” em que relata seus três anos de pesquisa na linguagem do palhaço: suas experiências nas ruas e feiras, nos laboratórios em sala e no projeto Doutor Palhaço. Como resultado prático de sua pesquisa apresenta o espetáculo Seu Bonanza, e desde então, vem ministrando oficinas de palhaço e apresentando o espetáculo em festivais de teatro e encontros de palhaço.

Onde está o meu nariz?!
com ANA PIU

Sinopse

O nariz de palhaço é a máscara mais pequena do teatro. Ao invés de cobrir, de esconder, o nariz dilata o rosto e as emoções que se expressam através do olhar. Disponibilidade, vazio, inocência, curiosidade, liberdade, compromisso, coragem, divertimento, disciplina, humor, imaginação, espontaneidade, prazer, esperança, amor, carisma são as forças motrizes que pautam o trabalho.
A segmentação da acção, o golpe de máscara, o contacto direto com o público, a pausa a três tempos e o foco da ação possibilitarão que a escuta, o estado de alerta, a visão periférica se afinem proporcionando uma limpeza nos gestos e nas ações.

Objetivos:
. Reflexão individual e colectiva sobre os conteúdos programáticos
. O vazio
. O estado do palhaço
. O prazer de estar no tempo presente
. O ridículo e a sua poética
. O Eu em relação com o espaço
. O Eu em relação com o outro

Metodologia
Articulação das sessões práticas (treino físico, improvisação e contracena) com o interesse pela pesquisa, abertura de horizontes artísticos no enquadramento internacional e sistematização teórica dos conteúdos desenvolvidas.

Público-alvo: atores, dançarinos, performers em geral, estudantes de artes performativas e de artes visuais.

Carga horária:
12 horas (dias 20, 21 e 22 de JUNHO)
(4 horas por encontro)
De 9h às 13h

Valor: R$130 por aluno

Limite de participantes: 20

Breve curriculum:

Ana Piu
Faz parte dos Doutores Palhaços do Operação Nariz Vermelho desde 2003. Lecciona clown e teatro do gesto no Evoé e na Estal (Lisboa).
Orienta workhops de Clown em diferentes locais, nomeadamente no Espaço Evoé Teatroesfera, Mil e uma Danças entre outros.
Atualmente lecciona no Espaço Evoé aulas de Clown. No Teatroesfera encenou, juntamente com Paula Sousa, Achtung! e Tim tim por tom tom, uma pesquisa em teatro do gesto e técnica de clown.
Trabalha como actriz de teatro, desde 1995, em várias companhias e projectos (Teatro ao Largo, O Bando, Teatro Joana, CENDREV, Teatro Meridional) e encenadores João Ricardo no Teatro Nacional em “Sonho duma Noite de Verão”, com John Mowat na companhia do Chapitô em “O Café”. Em 1999 criou Bip Bip Teatro apresentando o espectáculo “Das duas, duas e o chapéu de coco” em Portugal, Espanha e Brasil.
Colaborou com o Chapitô em animações teatrais. E é contadora de histórias em bibliotecas e outros espaços.
Faz parte do Teatro Ka, companhia de artes de rua, onde actua em “Uruboru” (espectáculo em andas)
Actualmente tem dois espectáculos em carteira “Dona Estrela” (teatro e contação de histórias) e “Já Tá” (espectáculo para bebés) a solo.
Em 1999/2000 leccionou aulas de improvisação e movimento teatral no Estabelecimento Prisional de Tires, orientou aulas de Expressão Dramática alunos do 1º ciclo através do Teatro Esfera.
Protagonizou alguns spots publicitários, entre 1998/99, para a Mega fm, Sumol, Telecel, TV Marcelo.
Fez dobragens no País Basco em 1999.
Inicia a sua formação artística em 1991 no curso de actores do IFICT (Lisboa), ingressa em 1992 na Escola de Teatro de Évora. Em 1996/97 é bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian para estudar na École International du Thêatre Jacques Lecoq.
Ao longo do seu percurso artístico participa em vários workshops (Theatre du Mouvement, Stan, teatro do gesto com J. Mowat, etc…), assim como na formação interna promovida anualmente pelo Operação Nariz Vermelho direccionáda para o trabalho de clown. André Riot-Sarcey, Ângela de Castro, Sergio Claramunt, Ricardo Pucceti, Amy Hatab são alguns dos formadores internacionais desta vertente da arte performativa.
Licenciada em Antropologia no ISCTE- Lisboa.


A Arte do Clown / Palhaço
(Modulo Iniciação)
Com PEPE NUÑEZ

CIA PÉ DE VENTO TEATRO
www.pedeventoteatro.com


Proposta:

O Curso é uma experiência teórica / prática, um espaço e um tempo de experimentação direcionados á descoberta do próprio e pessoal Clown/Palhaço.

Apresentação:

“Todos temos um Clown/Palhaço dentro de nós, a questão é encontrar o caminho até ele” ( Jacques Lecoq).

O ofício do Clown/Palhaço reside na liberdade de se permitir ser o que verdadeiramente se é, e de fazer os outros se espelharem e rir de si mesmos na confiança de estar rindo do Palhaço. E isso, requer uma grande coragem. É um exercício de generosidade e risco, às vezes difícil, penoso e doloroso, mais sempre libertador, pois, se provocar o riso é à base da profissão, ativar o pensamento é a ambição e o fim.
Neste curso nos propomos iniciar esta árdua e longa tarefa. Longa porque só com muito tempo de “profissão” e prática é que se consegue alcançar um bom resultado.
Árdua porque alem de muita disciplina, se precisa de muita coragem para dar o mergulho necessário nas próprias contradições e “zonas errôneas” que habitam nossa personalidade.

Objetivos Gerais:

Iniciar os participantes na prática e cultura do Clown/Palhaço.

Objetivos Específicos:

a) Formação histórica e teórica sobre a figura do Clown/Palhaço através de leitura de textos, visualização de vídeos, debates e análises coletivos sobre os mesmos.
b) Criação de um clima de confiança e brincadeira entre alunos e professor que leve a uma dinâmica de trabalho alegre, prazerosa e criativa.
c) Reconhecimento, aceitação e aproveitamento das “zonas errôneas” frágeis e ridículas de cada um.
d) Descoberta por parte de cada aluno de seu próprio “estado” Clown/Palhaço.
e) Primeiro contato individual com o Picadeiro e aprendizado do prazer de se “mostrar” aos outros.

Esquema da aula:

- Jogos de aquecimento:
Para desconectar da realidade individual com a qual chegamos à aula.
- Jogos de Preparação:
Para nos preparar para o trabalho de Clown.
- Improvisação com nariz:
Improvisações encaminhadas ao encontro do nosso próprio clown.
- Avaliação:
Rodas para todos poderem falar da vivência da jornada.
- Visualização e análises:
De vídeos com trabalhos de grandes Mestres.

Nº. de Alunos: ( devem participar com roupa cômoda )

• Maximo: 20
• Mínimo: 12

Carga Horária:

Datas: 19 a 22 de Junho
De 15h às 20h

Investimento:

R$ 200,00



PRINCIPAIS OFICINAS MINISTRADAS POR PEPE NUÑEZ

2010

• PROJETO VIVA O CIRCO 2010 – Florianópolis/SC – março;
• EEPA! - Encontro Estadual de Palhaços - Caxias do Sul / RS – abril;


2009

• FESTCLOWN 2009, Brasília, março
• PALCO GIRATÓRIO 2009, cidade de Goiânia/GO abril;
• PALCO GIRATÓRIO 2009, cidade de Ceilândia/DF, abril;
• PALCO GIRATÓRIO 2009, cidade de Boa Vista/RR, abril;
• PALCO GIRATÓRIO 2009, cidade de Manauas/AM, abril;
• PALCO GIRATÓRIO 2009, cidade de Rio Branco/AC, abril;
• PALCO GIRATÓRIO 2009, cidade de Macapá/AP, abril;
• PALCO GIRATÓRIO 2009, cidade de Vitória/ES, abril;
• PALCO GIRATÓRIO 2009, cidade de Salvador/BA, maio;
• PALCO GIRATÓRIO 2009, cidade de Paulo Afonso/BA, maio;
• PALCO GIRATÓRIO 2009, cidade de Feira de Santana/BA, maio;
• PALCO GIRATÓRIO 2009, cidade de Jequié/BA, maio;
• PALCO GIRATÓRIO 2009, cidade de Vitória da Conquista/BA, maio;
• PALCO GIRATÓRIO 2009, cidade de Belo Horizonte/MG, maio;
• PALCO GIRATÓRIO 2009, cidade de Uberlândia/MG, maio;
• PALCO GIRATÓRIO 2009, cidade de Porto Alegre/RS, maio;
• PALCO GIRATÓRIO 2009, cidade de Palmas/TO, junho.

2008
• Portugal – Espaço Evoé/Lisboa
• SESC/SC – Unidade Joinville, agosto e setembro;
• SESC/SC – Unidade Blumenau, setembro;
• SESC/SC – Unidade Itajai; setembro
• IV Festival Internacional de Teatro do Corpo Ritual, Goiania/GO, julho
• Mostra Internacional de Teatro EOZ 2008. cidade de Cuernava Morelos – México, junho
• SESC/ Unidade Porto Alegre, março;

2007
• FECATE (Federação Catarinense de Teatro) / Criciuma-SC, abril
• Espaço Evoé / Lisboa - Portugal, Junho e Novembro.
• Granada, (Espanha) Julio.
• FINTA, Tondela (Portugal), Dezembro.
• 6º Anjos do Picadeiro, Salvador de Bahia/BA, Dezembro.

2006
• Projeto Viva o Circo, Florianópolis/SC Maio.

2005
• Espaço Teatro de Anónimo/Rio de Janeiro
• Projeto Gestação Cultural Usina das Artes, POA/RS, Abril
• II Mostra Nacional de Teatro de Uberlandia/MG, Junho
• Circuito Cultural Banco do Brasil, Florianópolis, Agosto
2004
• FILO 2004, Londrina
• FestiClown, Teatro Garagem, SESC Brasilia
• Espaço Evoe. (Lisboa/Portugal) Junho e Outubro
2003
• Teatro de Bolso, (Lisboa/Portugal)
• Espaço Cultural Semente. (Barão Geraldo,Campinas/SP)

SOBRE O DIRETOR E ATOR PEPE NUÑEZ:
• 1985 - O ator e diretor espanhol Pepe Nuñez iniciou sua carreira profissional em com a Cia. de Teatro de Rua Vagalume Teatro (Granada/ Espanha) onde esteve até 1993.
• 1992 - Começa sua pesquisa de clown com o mestre Gabriel Chame (Argentina).
• Desde então estudou e se especializou com José Ramón Gimenez (Espanha) Django Edwards (EEUU), Angêla de Castro (Brasil/ Inglaterra), Sue Morrison (Canadá), entre outros.
• Foi fundador dos grupos Teatro Clandestino, El Clan del Clown e Clownados, com os quais realizou diversos espetáculos.
• Membro da ONG Palhaços sem Fronteiras A ONG, de âmbito internacional, é formada por palhaços e artistas circenses e surgiu em 1993 com o objetivo de melhorar a situação psicológica das povoações de campos de refugiados e zonas de conflito. Alguns dos espectadores privilegiados destes artistas solidários foram os meninos de rua na Guatemala e a Nicarágua, povoações pobres de El Salvador e as comunidades indígenas no México. fez expedições no Brasil, em Honduras e El Salvador.
• Dirigiu: o projeto que resultou no premiado espetáculo “Roda Saia Gira Vida” com o prestigioso grupo carioca Teatro de Anônimo,
• 1999 – Integra Cia Pé de Vento Teatro da qual ja dirigiu os espetáculos “Lamurio Poético” e “De Malas Prontas” e “Tão Iguais, Tão Diferentes”.




PRINCIPAIS PARTICIPAÇOES COM SEUS ESPETÁCULOS SOLOS:
“BOM APETITE” E “PIC NIC”:
2009
• Sesc Sao Carlos/SP
• Sesc Catanduva/SP

2008
• Temporada Centro Cultural Mala Posta – Portugal/Lisboa
• Festival Internacional de Teatro de Cazorla/Espanha
• XV Mostra de Palhaços de Xirivella/Espanha
• XXXVII Festival Internacional de Teatro de Molina de Segura / Espanha
• XXIII Festival Internacional de Teatro Hispano de Miami, julho
• Mostra Internacional de Teatro EOZ 2008. cidade de Cuernava Morelos – México, junho
• Sesc/SP – Unidade Santos, maio
• Sesc Porto Alegre/RS, março
• 6º FestClown Sesc - Brasília/DF, março
2007
• 6º Encontro Internacional de Palhaços “Anjos do Picadeiro”, Salvador de Bahia/BA, Dezembro.
• (Festival Internacional de Teatro, Tondela, Portugal) Dezembro.
• Festival Inhanmus - Ceará, outubro.
• Sesc-RS, unidades Passo Fundo e Porto Alegre, julho.
• Turnê européia, Espanha e Portugal, abril e maio.
2006
• Sesc Santiago/RS, Out.
• Sesc São Borja / RS, Out
• Sesc Uruguaiana / RS, Out
• Sesc Quarai/RS, Out
• Sesc Santo André, Jul. (Temporada cinco semanas).
• Sesc Avenida Paulista, Abr. (Temporada cinco semanas).
• Sesc Belenzinho, Mar.
• Projeto Teatro para Comunidade, 2006, Florianópolis, Mar.
• Projeto Viva o Circo 2006, Florianópolis, Abril.
• Sesc Araraquara, Fev.
2005
• Sesc Birigui / SP, Nov
• Sesc Bauru / SP, Out
• Teatro Vai a Escola, Jaraguá do Sul, Out.
• I Feira Produção Teatral, Fpolis/SC, Jun.
• Sesc Sorocaba/SP, Mai.
• Sesc Ribeirão Preto/SP, Mai.
• Gestão Cultural Oficina das Artes Porto Alegre / RS, Mai.
• Sesc Santos/SP, Mai.
• Sesc Belenzinho/SP, abril.
• Sesc Taubaté/SP, abril.
• Temporada em Lisboa/Portugal, jan.
2004
• Temporada na cidade de Florianópolis/SC Agosto-Set
• Mostra Teatral cidade de Pelotas/RS, jul.
• Filo - Festival Internacional de Teatro – Londrina / PR, mai.
• Mostra Teatral cidade de Passo Fundo/RS, maio.
• Elche / Espanha, Fev.
• 2º. Festival de Clown – Sesc - Brasília/DF, março/2004,
• Temporada na cidade de Lisboa (Portugal), no Teatro de Maria Mattos, jan.
2003
• Festival Internacional de S.José do Rio Preto, jul.
• 1o.Festival de Clown – Sesc - Brasília/DF, março/2003,
• 1º Feverestival Teatral De Barão Geraldo, Campinas/ S.P em Fevereiro.
COMO DIRETOR DO ESPETÁCULO “DE MALAS PRONTAS“
RECEBEU OS SEGUINTES PRÊMIOS:
• Melhor espetáculo pelo júri popular da Mostra Paschoal Carlos Magno do 17o. FUTB / Blumenau /SC, julho de 2003.
• Melhor espetáculo pelo júri popular do 7o.Festival Teatro de Americana/SP, agosto de 2003.
• 2o.Melhor espetáculo mostra competitiva do 7o.Festival Teatro de Americana/SP, agosto de 2003.
• Melhor espetáculo mostra competitiva X Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente / SP, Set 2003.
• Melhor espetáculo pelo júri popular X Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente / SP, Set 2003.
• Melhor Direção p/ Pepe Nuñez X Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente / SP, Set 2003..
• Melhor Direção p/ Pepe Nuñez X Festival Internacional de Teatro Isnard Azevedo, Florianópolis / SC, Nov 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário